sábado, 2 de fevereiro de 2008

Tenório Jr. e a ironia da tragédia


Se é que se pode classificar de irônica uma tragédia, sem dúvida foi a que se abateu sobre o músico brasileiro Tenório Jr.

Tendo o Brasil vivido sob uma cruel ditadura militar, o pianista acabou virando vítima de repressores de semelhante regime na vizinha Argentina, e isso mesmo antes de ela se instalar - mais precisamente, seis dias antes. Não constam de suas curtas biografias disponíveis na rede que o artista tivesse sofrido problemas com os militares no Brasil, até porque, aparentemente, ele não tinha ligações com grupos políticos de resistência no País.

A história foi a seguinte: em 1976 Tenório saiu em excursão por Buenos Aires como músico de apoio da dupla Toquinho e Vinícius. Na madrugada de 18 de março saiu para comer algo e comprar um remédio. Não voltou mais, preso poe grupos de repressão que viriam a promover um golpe na Argentina.

Francisco Tenório de Cerqueira Junior certamente foi preso, torturado e morto por engano. Toquinho, em entrevista à Carta Maior em 2003, conjeturou que a aparência “terrorística” do músico carioca (cabeludo e barbudo) deve ter levado os repressores sanguinários a cometer a barbaridade sem maiores cerimônias. Tristemente, Tenório foi apenas mais um.

Tenório Jr. teve uma carreira produtiva, principalmente acompanhando grandes nomes da música brasileira e também como integrante do legendário Os Cobras, mas conta com apenas um disco próprio: o espetacular Embalo, de 1964, álbum bastante representativo da vertente carioca do samba-jazz, gênero também conhecido como MPM (música popular moderna). Importante: trata-se de música brasileira moderna mesmo, nada a ver, portanto, com o lixo disseminado por rádios como a famigerada Nova Brasil FM, a que muitos são obrigados a ouvir no local de trabalho ou no som ambiente de algumas lojas e restaurantes.

Segundo as notas do próprio Tenório, presentes na contracapa de Embalo, o pianista contava, então, com 23 anos, era estudante do 4° ano de medicina e, nas “horas vagas”, dedicava-se ao trio que formara com o baterista Milton Banana e o baixista Zezinho.

Este álbum do mágico ano de 1964, no entanto, está no formato de grupo, destacando, além dos dois músicos citados, vários outros nomes proeminentes do samba-jazz. Como era de praxe nos lançamentos do gênero, há algumas excitantes releituras de grandes clássicos da época. Mas o melhor está nas próprias composições de Tenório, que, além da faixa-título, escreveu “Nebulosa”, “Samadhi”, “Néctar” e “Estou Nessa Agora”, e no auxílio de seu companheiro do trio, o baixista Zezinho Alves, compositor da maravilhosa “Carnaval sem Assunto”, que encerra o álbum. Dentre os standards (se é que assim podemos chamar), o destaque vai para o belíssimo arranjo de “Fim de Semana em Eldorado”, de Johnny Alf.

O disco, originalmente editado pela RGE, foi relançado em CD pela Dubas em 2004 e, em 2006, pela Som Livre. Vale a procura.

A absurda história de vida do excepcional pianista talvez ajude a despertar o interesse pela audição de Embalo, ainda que os arroubos apaixonados de seus comentadores possam parecer peças mais interessantes do que o próprio disco, como ocorre, segundo a opinião de muitos, com o brilhante texto de Lester Bangs sobre Astral Weeks: há quem diga que a resenha do “rockrítico” americano é mais tocante do que a fruição do clássico absoluto de Van Morrison. Mas seja lá como for, o presente texto não pode se arrogar tal pretensão, o que é ótimo para a memória de Tenório Jr. e para a perpetuação do respeito a um genial disco da música brasileira!


Ouça abaixo a faixa "Nebulosa", de autoria do próprio Tenório Jr.

Nenhum comentário: