domingo, 30 de março de 2008

Marta LIDERA a corrida pela prefeitura de São Paulo

A ex-prefeita e atual Ministra do Turismo, Marta Suplicy, segundo pesquisa do DATAFOLHA publicada neste domingo, está à frente do ex-governador Geraldo Alckmin na corrida pela sucessão da prefeitura paulistana. De acordo com o levantamento, Marta tem 29% da preferência do eleitorado e Alckmin, 28%.

A manchete da Folha admite a subida de Marta, mas esconde que ela está na dianteira, afirmando que a petista está, em realidade, empatada com o tucano. A repercussão da notícia no canal BandNews repetiu praticamente as mesmas palavras do jornal, enfatizando a condição de empate técnico.

A rigor, trata-se realmente de um empate. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, não seria impossível que, se as eleições ocorressem hoje, o ex-governador tivesse 31% contra 26% da ex-prefeita. No limite, seria plausível também que a ministra chegasse aos 32% ante 25% do pré-candidato do PSDB.

Mas o que chama realmente a atenção é que, quando o tucano está na dianteira, não se sonega tal informação, ainda que a sua vantagem também esteja dentro da margem de erro. Os meios de comunicação, em verdade, não o omitem em absoluto. Mas a fundamental advertência quanto à margem vem sem dúvida com menos destaque.

Como evento político - e mesmo jornalístico – está o fato de a pré-candidata do PT ter subido na preferência do eleitorado, ao passo que o ex-governador caiu. Será que a imprensa não acha isso mais interessante do que o fato – importante, sem dúvida – de ambos estarem tecnicamente empatados?

A julgar pela gangorra e pelos números apertados, é bem provável que a disputa entre os dois candidatos seja acirrada e que traga muita emoção para o quadro político nacional. Este blog, no entanto, acredita – e decerto que não é nada original nisso – que nenhum dos dois candidatos tenha compromissos efetivos com a cidade, e aposta que o vencedor usará a administração da maior metrópole do hemisfério como um “tapa-buraco” até as eleições de 2010, de olho na governança do maior estado do país ou até mesmo na presidência da República. (a este propósito, leia o nosso Eleições municipais - São Paulo 2008: escolha o seu vice).

Nenhum comentário: