sexta-feira, 23 de maio de 2008

John Scofield no Sesc Vila Mariana


O guitarrista norte-americano John Scofield fez duas apresentações no dia 22-05-2008 no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. Primeiramente, foi marcado um espetáculo único para as 18 horas. Com ingressos esgotados nos primeiros dias após a abertura das vendas, o Sesc conseguiu fechar um show extra para o mesmo dia às 21 horas.


Este escriba teve o privilégio de assistir ao concerto extra do sexteto do músico estadunidense.


O guitarrista esbanjou talento apresentando músicas de seu mais recente trabalho, intitulado This Meets That. O título do álbum veio a calhar: de fato, como restou demonstrado nesta noite, o jazz interpretado pelo sexteto de Scofield promove encontros que vão do rock ao funk, passando pelo blues, pelo groove e pelo folk (no caso deste último não tanto pela música, mas pelo conceito, haja vista que a abertura do espetáculo foi com a tradicional "House of the Rising Sun").


No início da apresentação, a ênfase foi dada ao trabalho de guitarra, baixo e bateria, dando a entender que talvez o trio de metais seria um tanto figurativo. Ledo engano! Quando começaram as intervenções do sax, trompete e clarinete, o show tornou-se mais encorpado, e o público, que já estava animado, ficou absolutamente eufórico.


John Scofield é um guitarrista que já tem seu nome na história do jazz. De qualquer forma, é difícil não reconhecer algumas de suas influências no decorrer da apresentação: Wes Montgomery, Grant Green, Kenny Burrell e até mesmo o velho Hendrix. Sem dúvida que a responsabilidade é muita!


Grande guitarrista, grande banda, grande show!

Nenhum comentário: