sábado, 24 de maio de 2008

Os "chatos" que se atrevem a escrever sobre música

A Internet deu oportunidade para qualquer um falar as besteiras que quiser: lendo este blog o leitor talvez encontre subsídios para confirmar a sentença! Mas talvez o leitor generosamente diga que nem tudo o que os mortais, cidadãos comuns, pessoas quaisquer andam escrevendo na net seja tão indigno de nota assim. Já pessoas como Eliane Cantanhêde parecem não gostar muito do fenômeno dos blogs, talvez porque seus titulares, ao contrário dela, mas em consonância com os especialistas, não pensem que as pessoas devam se vacinar desnecessariamente contra febre amarela, ou, o que é mais provável, talvez porque não goste do fato de os blogueiros ficarem descobrindo que colunistas políticos são casados com profissionais que trabalham para o PSDB... Carlos Heitor Cony é outro que vê no fenômeno da "blogosfera" somente um espaço para "chatos" ficarem dando opinião sobre política, economia, cultura etc. No caso de Cony, porém, é possível que não haja nada demais na sua bronca, talvez ela seja apenas um ato de corporativismo mesmo.

Sobre o assunto música, há muito blog bacana por aí. Mas o melhor site da área é, em verdade, uma comunidade internacional de interessados no tema: Rate Your Music. Trata-se de uma página em que os inscritos contribuem inserindo artistas, álbuns, perfis, e produzindo listas e resenhas. Não há uma única informação do excepcional banco de dados do RYM que não tenha sido postada por seus usuários.

Por se tratar de uma comunidade internacional, os seus participantes estão liberados a escrever resenhas em todas as línguas. Há um bom contingente dos que o fazem na língua de Camões, Pessoa e Machado. E devo dizer – sorry, Cony! – que muitas delas superam de longe boa parte do que se lê na mídia dita especializada.

Um dedicado "RYMer" fez uma lista com o que ele considera ser as melhores resenhas escritas em português para o site. Confira aqui e veja se boa parte delas (escritas por diletantes) não está realmente num patamar muito acima do da maioria de que se lê nalguns periódicos por aí. E para deixar a lista ainda mais insuspeita, o seu autor, se não me engano, é também colaborador de publicações, por assim dizer, mais “oficiais”.

Boa leitura!

Nenhum comentário: