domingo, 12 de outubro de 2008

Eleições Municipais 2008 - São Paulo - Marta e Kassab

E o prefeito Kassab aparece com respeitável dianteira em relação à ex-prefeita Marta, segundo pesquisa de opinião.

Como já era previsível, e de certo modo fora antecipado por este blog, o eleitor mais de direita pulou na sua maioria esmagadora para a campanha do candidato pelo DEM. Causou alguma surpresa, todavia, a migração de boa parte dos eleitores da candidata Sônia Francine para o ninho do democrata. A surpresa só não foi maior pelo fato de que, pelo que tudo indica, muitos eleitores da própria Marta também pularam, na última hora, para a esquadra governista.

A explicação do fenômeno talvez esteja naquilo que a petista chegou a considerar como um de seus grandes trunfos: a boa administração do presidente Lula. Como ficou amplamente demonstrado nos resultados em todo o Brasil, os prefeitos ou seus candidatos foram, em sua maioria, beneficiados pelo clima de estabilidade que vige no país. Certamente não é diferente com Kassab, que está se beneficiando do bom momento na economia, da ascensão de uma nova classe média, do orçamento mais encorpado, dos incrementos de arrecadação que, ao contrário do que os comentaristas de plantão nos querem fazer entender, não se concentram apenas em nível federal, mas se espalham, sim, em todas as esferas administrativas do país. Tudo isso é tão verdade que o prefeito, embora integrante do segundo principal partido de oposição a Lula, não somente tem evitado críticas ao presidente, como o tem elogiado quando possível.

Se as pessoas estão bem e satisfeitas com o conjunto de coisas, uma administração medíocre (na acepção da palavra) não vai encontrar oposição suficiente para ser rechaçada. Desse modo, o capital político do presidente não foi tão a favor de seus candidatos, mas atuou em benefício do continuísmo geral, desde que ao menos razoável.

Agora é esperar para ver se a candidata do PT conseguirá fazer frente a essa situação e se saberá usar a seu favor a popularidade de seu colega de partido, o Presidente da República. E o que ela precisa mesmo é recuperar os votos que perdeu para Kassab e angariar a maioria dos que ficaram com Soninha, pois em certos setores não adianta ela tentar, porque não conseguirá vencer as barreiras do preconceito.

Nenhum comentário: